Rastreamento de Câncer de Colo de Útero
0.0.1 - preliminar Brazil flag

Rastreamento de Câncer de Colo de Útero, published by Comissão de Governança de Informação em Saúde (CGIS - UFG). This guide is not an authorized publication; it is the continuous build for version 0.0.1 built by the FHIR (HL7® FHIR® Standard) CI Build. This version is based on the current content of https://github.com/kyriosdata/farol/ and changes regularly. See the Directory of published versions

Requisitos

Abaixo segue a identificação do escopo do presente trabalho. Os casos de uso apresentados ocorrem no contexto dos processos executados por profissionais de saúde.

IMPORTANTE: os casos de uso delimitam o escopo a ser oferecido pela transformação digital da saúde por meio de uma API padrão que os vibiliza. Não inclui, portanto, o software que faz uso desta API.

Por exemplo, para contemplar o interesse da usuária em consultar seus resultados de exames, a API deve oferecer mecanismo para busca de resultados por usuário. Isto não inclui o software que recebe a identificação da usuária e requisita a busca por exames disponíveis. O escopo inclui o que está “do outro lado”, respondendo a esta demanda, neste caso, pronto para localizar e retornar todos os exames disponíveis para uma dada usuária.

Regras de negócio

  • Quais os requisitos mínimos para uma requisição ser cadastrada no SISCAN? O preenchimento adequado da “ficha” é suficiente? Ou há outras regras, por exemplo, limite de requisições por estabelecimento, por paciente, limite por prazo entre uma requisição de uma paciente e outra requisição, há idade máxima, mínima?
  • O que não está escrito na “ficha” mas que é considerado relevante para a requisição ser considerada válida?
  • Quando uma requisição é criada automaticamente um laboratório já está encarregado da produção do laudo correspondente?
  • Requisições só podem ser recuperadas pelo laboratório encarregado de produzir os laudos correspondentes?
  • Um laudo pode ser alterado após produzido? Um laudo pode ser removido? Como tratar estes casos?
  • Há alguma verificação da pertinência (pertencimento) do profissional que assina o laudo e o estabelecimento (laboratório) em questão?

Requisitos de usuário

Administração de acesso (contas)

  1. Como administrador de um estabelecimento de saúde eu desejo cadastrar os profissionais de saúde (usuários) e o papel de cada um deles, para que possam usar o SISCAN.

  2. Como administrador de laboratório eu desejo cadastrar os citopatologistas autorizados a acessar o Farol, para que possam assinar digitalmente resultados de exames citopatológicos.

Resultados de exames citopatológicos (enfermeiras)

  1. Como enfermeira eu desejo consultar o resultado de um exame citopatológico para usar tal resultado na continuidade à assistência oferecida à usuária.

  2. Como enfermeira eu desejo ser informada da conduta esperada para uma dada usuária para garantir que a assistência ocorra conforme esperado.

  3. Como enfermeira eu desejo disponibilizar o acesso ao resultado de exame citopatológico pela usuária em questão para que ela possa consultá-lo pelo aplicativo móvel.

Assinar digitalmente resultados de exames citopatológicos

  1. Como citopatologista autorizado eu desejo assinar digitalmente um resultao de exame citopatológico para a rápida continuidade do cuidado em questão.

Acesso aos meus resultados

  1. Como usuária eu desejo consultar meus resultados de exames citopatológicos para exercitar meu direito de acesso à informação de meu interesse.